"Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha". (Paulo Freire)

terça-feira, 15 de maio de 2012

3ª EDIÇÃO DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO

PARA AJUDAR A MEMÓRIA



“Aprendi nessas férias a brincar com as palavras.

Comecei a não gostar da palavra engavetada.
Aquela que não pode mudar de lugar.
Aprendi a gostar mais das palavras pelo que
elas entoam do que pelo que elas informam.”
Manoel de Barros

Após o estudo dos textos dos alunos e a análise dos materiais que compõem
a Coleção da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro da edição
2010 relativos ao gênero memórias literárias, a linguista Elizabeth Marcuschi
deu indicações para que o professor possa aprofundar o trabalho com descrição
(Oficina 6) e progressão textual (Oficina 8) do Caderno de Orientação Se
bem me lembro... Com base em suas orientações, apresentamos algumas
sugestões de atividades.
Acesse o link abaixo e confira!

 http://www.escrevendo.cenpec.org.br/index.php?option
=com_content&view=article&id=922:para-ajudar
-a-memoria-&catid=23:colecao&Itemid=33

segunda-feira, 14 de maio de 2012

CRUZ E SOUSA

Vejamos um pouco sobre este notável simbolista brasileiro.

METODOLOGIA OU TECNOLOGIA

De nada valerão tantos recursos tecnológicos de que dispomos hoje em dia se a nossa postura não mudar.

COMO O BLOG PODE CONTRIBUIR PARA O PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM?

O blog pode ser mais uma proposta metodológica de ratificação da aprendizagem, a partir do projeto do uso das tecnologias na formação do protagonismo juvenil, uma vez que nos oferece diferentes e variados, tais como: vídeos, intertextos, diário virtual das ações desenvolvidas, hipertextos, etc. Além disso, possibilita a ação autônoma e de vanguarda do discente em sugerir e interagir no universo das tecnologias de informação e comunicação.

O USO DAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL

Ao nos depararmos com a universalização do conhecimento e suas interfaces em todas as áreas, observamos que a ação protagonizadora da juventude fica de modo geral “subutilizada” em nossos espaços educacionais. A negação dos saberes e possibilidades desta juventude faz com que percamos de vista a dimensão do eu subjetivo e da riqueza da coletividade tão latente neste agrupamento social. Portanto, desconstruir a lógica da hierarquização estabelecida nos ambientes escolares torna-se um dos maiores desafios nestes tempos de avanços das tecnologias,hoje tão presentes na vida destes jovens e ainda pouco utilizada nas escolas. Desta forma, inicio minhas reflexões acerca de mais um projeto voltado para a área educacional, o qual tem como objetivo principal possibilitar no ambiente escolar o uso das tecnologias como instrumento de mediação da aprendizagem.