Ao longo de nossa jornada profissional na área de educação, desenvolvemos diversificadas atividades que caem no esquecimento por não termos o hábito de as registrarmos. Neste sentido, este blog foi criado para viabilizar a divulgação de tais ações, bem como para servir de fonte de pesquisa àqueles que querem ampliar seus conhecimentos na área de Língua Portuguesa e conhecimentos gerais.
terça-feira, 15 de maio de 2012
PARA AJUDAR A MEMÓRIA
“Aprendi nessas férias a brincar com as palavras.
Comecei a não gostar da palavra engavetada.
Aquela que não pode mudar de lugar.
Aprendi a gostar mais das palavras pelo que
elas entoam do que pelo que elas informam.”
Manoel de Barros
Após o estudo dos textos dos alunos e a análise dos materiais que
compõem
a Coleção da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro da
edição
2010 relativos ao gênero memórias literárias, a linguista Elizabeth
Marcuschi
deu indicações para que o professor possa aprofundar o trabalho com
descrição
(Oficina 6) e progressão textual (Oficina 8) do Caderno de Orientação
Se
bem me lembro... Com base em suas orientações, apresentamos algumas
sugestões de atividades.
Acesse o link abaixo e confira!
http://www.escrevendo.cenpec.org.br/index.php?option
=com_content&view=article&id=922:para-ajudar
-a-memoria-&catid=23:colecao&Itemid=33
segunda-feira, 14 de maio de 2012
METODOLOGIA OU TECNOLOGIA
De nada valerão tantos recursos tecnológicos de que dispomos hoje em dia se a nossa postura não mudar.
COMO O BLOG PODE CONTRIBUIR PARA O PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM?
O blog pode ser mais uma proposta metodológica de ratificação da aprendizagem, a partir do projeto do uso das tecnologias na formação do protagonismo juvenil, uma vez que nos oferece diferentes e variados, tais como: vídeos, intertextos, diário virtual das ações desenvolvidas, hipertextos, etc. Além disso, possibilita a ação autônoma e de vanguarda do discente em sugerir e interagir no universo das tecnologias de informação e comunicação.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DO PROTAGONISMO JUVENIL
Ao nos depararmos com a universalização do
conhecimento e suas interfaces em todas as áreas, observamos que a ação protagonizadora da juventude fica de
modo geral “subutilizada” em nossos espaços educacionais.
A negação dos saberes e possibilidades desta juventude faz com que
percamos de vista a dimensão do eu subjetivo e da riqueza da
coletividade tão latente neste agrupamento social.
Portanto, desconstruir a lógica da hierarquização estabelecida nos
ambientes escolares torna-se um dos maiores desafios nestes tempos de
avanços das tecnologias,hoje tão presentes na vida destes jovens e
ainda pouco utilizada nas escolas. Desta forma, inicio minhas reflexões acerca de mais um projeto voltado para a área educacional, o qual tem como objetivo principal possibilitar no ambiente escolar o uso das tecnologias como instrumento
de mediação da aprendizagem.
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