"Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha". (Paulo Freire)

sábado, 23 de outubro de 2010

PARÁ: TERRA DE GENTE QUE LÊ

Gente, é assim que elevamos o Pará aos olhos de todo o país. Sigamos o exemplo de Zuenir Ventura e destaquemos as coisas maravilhosas que acontecem neste lugar que não é perfeito (afinal, a perfeição não existe...), mas que é repleto de coisas maravilhosas: culinária, danças, lendas, falares e gente inteligente, calorosa, hospitaleira e de uma generosidade infinita. É só abrir os nossos olhos e o nosso coração para podermos perceber tantas coisas belas e boas. Então vamos lá! Estamos esperando o que para começarmos a divulgar nossas maravilhas?

Kátia tavares

"Só vendo": elogio ao Pará de ZUENIR VENTURA
“Acostumados com o clichê preconceituoso que acredita não haver vida inteligente fora do eixo Rio-São Paulo, nos surpreendemos quando encontramos alguma atividade cultural em cidades do chamado "interior" — o "centro" somos nós, claro. Por exemplo: onde é possível reunir cerca de 650 mil pessoas, um terço dos moradores, para tratar de um assunto meio fora de moda, a leitura? Pois acabo de ver o fenômeno em Belém, na XIV Feira Pan-Amazônica do Livro, um dos três principais eventos do gênero no Brasil, este ano dedicada à África de fala portuguesa. Houve shows com Gilberto Gil, Lenine, Emílio Santiago, Luiza Possi, mas o destaque foram os R$30 milhões faturados com a venda de 500 mil volumes, superando, segundo os organizadores, a Bienal do Rio.
Há cidades brasileiras que só vendo. A capital do Pará é uma delas. Além de ser uma das mais hospitaleiras do país, gosta de seu passado e é hoje um exemplo de como revitalizá-lo ...”